Como funciona?

Como funciona a fita kinesio? E o que ele faz?

Ao aplicar cinesiotape os músculos e articulações são trazidos para uma posição esticada, então a fita é aplicada na pele. Desta forma, toda a amplitude de movimento permanece possível. Quando a parte do corpo volta à sua posição natural relaxada, a fita levanta ligeiramente a pele. No local onde a fita foi aplicada, você verá ondas se formando, chamadas de convoluções.

Devido às circunvoluções, é criado um espaço entre a epiderme e o tecido subcutâneo no qual estão localizados todos os tipos de receptores de nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.
85% dos sensores de dor estão localizados na camada superior da pele (a fáscia superfascial). A fita ativa o sistema de redução da dor. A dor desaparece, permitindo que o cliente se mova melhor e use a função muscular original. O resultado é imediatamente perceptível dentro do tratamento do terapeuta.

O que você deve prestar atenção?

Se você quiser comprar fita kinesio, está exposto a uma enorme variedade. Nos últimos anos, o conceito de 'Medical Taping' cresceu em popularidade. Como resultado, fitas e fornecedores de 'baixo orçamento' surgiram como cogumelos.

Isso pode causar problemas. Fornecedores baratos geralmente economizam na qualidade do produto, como uma camada adesiva ruim que pode causar irritações na pele, pouca elasticidade ou nenhuma força adesiva. Especialmente se você quiser se exercitar com fita kinesio, é útil que ela permaneça no lugar.

Uma série de coisas são importantes para ajudá-lo em seu caminho.

  • a fita é certificada pela CE ou similar (TÜV ou ASTM)
  • a fita estica bem?
  • é a fita resistente à água e repelente
  • a fita é amiga da pele
  • a fita permanece na pele por mais de 3 dias

O que é isso?

Kinesiotape é uma fita elástica de algodão, muitas vezes com propriedades anti-alérgicas. A fita tem um alongamento semelhante ao da pele (ou seja, 140%), mas só é esticável em uma direção (ao contrário da Dynamic Tape, por exemplo). A camada adesiva na fita é ativada pelo calor do corpo, de modo que a fita pode ser usada por vários dias e é relativamente resistente, por exemplo, à água.

O que isso faz?

Para a maioria das aplicações de cinesiotape faz-se uso da elasticidade em relação à pele. Afinal, quando a fita é aplicada enquanto a pele é esticada, a fita garante que a pele seja levemente levantada quando o músculo está relaxado (a fita bem aplicada pode, portanto, ser reconhecida pelas cristas que aparecem, as chamadas convoluções) . O principal efeito dessas curvas é a criação de mais espaço no tecido subcutâneo, o que estimula o fluxo sanguíneo e linfático.

Devido a uma melhoria da circulação e uma diminuição da pressão (mais espaço = menos pressão), alívio da dor. Ao diminuir a dor, você pode se mover mais rápido e melhor, o que só promove ainda mais o processo de cicatrização. Em contraste com a fita regular, a fita kinesio promove principalmente o movimento, onde a fita rígida (por exemplo, para um tornozelo torcido) é aplicada mais cedo para limitar o movimento. Com base na filosofia do Medical Taping Concept, a promoção de movimentos fisiológicos promove apenas a recuperação dos tecidos.

Além desse efeito analgésico, a kinesio tape tem outras áreas de ação. Por exemplo, dependendo da técnica de fixação, pode influenciar o tônus dos músculos. Afinal, a direção da construção influencia o grau de tonização (tensionamento) ou detonização (relaxamento) do músculo, efeito que pode ser determinado pelo exame eletromiográfico (EMG). Devido a uma complicada interação de circunstâncias, a fita “puxa” em direção à base de aplicação. Então, se você aplicar a fita desde a origem até a inserção de um músculo (por exemplo, no quadríceps: do músculo abdômen na nádega até abaixo do joelho), você estimula o músculo a encurtar, a se contrair. Por outro lado, se você aplicar a fita de baixo do joelho para cima, você estimula o músculo a se alongar, a relaxar. O status do músculo é uma diferença importante nas lesões (geralmente visa a detonação, o relaxamento) e você entende imediatamente que esse pode ser um ponto complicado se a fita for aplicada incorretamente.

Além do efeito de redução da dor e suporte muscular, a fita kinesio também pode desempenhar um papel importante no suporte de articulaçõesdrenagem sanguínea e linfática estimular ou vias neuro-reflexivas influenciar. Mas isso nos levaria longe demais.

Onde comprar?

Kinesiotape de Sporttape está sendo vendido em mais e mais lugares. Pense em supermercados de desconto como Kruidvat ou Action, mas também farmácias e até lojas de ferragens. No entanto, há uma diferença crescente na qualidade, como já mencionamos.

Você pode cinesiotape claro também encomendar online. Isso pode ser feito em grandes lojas virtuais ou atacadistas individuais, como Intertaping.BV.

A Intertaping é especializada na assessoria e distribuição de fitas médicas, fitas de suporte e produtos relacionados para terapeutas profissionais, fisioterapeutas, terapeutas esportivos e atletas (semi) profissionais. Vendemos diferentes marcas de fita kinesio em cores diferentes. 

Dicas de gravação.

Abaixo, você encontrará dicas úteis para aplicar a fita kinesio. Essas dicas foram desenvolvidas em resposta às muitas perguntas sobre como aplicar nosso Fita fisioterapêutica.