Cuppingmassage, wat is het? - Intertaping.nl

Massagem com ventosas, o que é?

O que é uma massagem de ventosa?

A massagem com ventosas é uma massagem que usa copos feitos de vidro, silicone ou outro material. Esses copos são colocados na pele e aspirados a vácuo.

Este vácuo pode ser obtido de várias maneiras, por exemplo, com uma bomba. O vácuo levanta a pele e o tecido conjuntivo subcutâneo para dentro do copo. Isso garante que o fluxo sanguíneo na área tratada aumente significativamente. Você também pode usar essas ventosas para soltar as aderências no tecido conjuntivo.


Como surgiu a massagem com ventosas?

massagem de ventosas é uma medicina antiga, principalmente oriental. Já fazia parte da medicina tradicional chinesa muito antes de Cristo. As xícaras foram aquecidas e colocadas sobre a pele, após o que aspiraram um vácuo. A massagem com ventosas já era aplicada na antiga Arábia. Aqui, em particular, foi dada a lei da ventosa, pela qual as incisões eram feitas primeiro na pele. Ao aspirar a pele, o sangue "ruim" seria retirado do corpo.


Mas também na Holanda a massagem com ventosas já era usada na Idade Média. Aqui também, a massagem com ventosas era vista como 'sangramento' e como parte da cura de doenças.

Hoje em dia, as massagens com ventosa seca e com ventosa úmida também são feitas. Você pode ler mais sobre isso no título 'Tipos de massagens com ventosas'. Neste blog vamos focar principalmente na ventosa seca, onde a pele permanece intacta. Este é o método mais utilizado na Holanda.


Quando você faz uma massagem de ventosa?

Uma massagem de ventosa pode ser uma massagem autônoma. Mas a massagem com ventosas também pode ser feita como parte de um tipo diferente de massagem, como massagem esportiva, massagem orientada para queixas ou massagem do tecido conjuntivo. A massagem com ventosas pode ser usada para reduzir as queixas. Mas uma massagem com ventosas também é recomendada para promover a recuperação dos músculos e da pele após o exercício.

A demanda por massagem com ventosas está aumentando. Oferecer massagens com ventosas pode, portanto, ser uma boa extensão da sua prática de massagem!

Mais e mais pessoas também estão fazendo em casa ventosaterapia sozinhos. Isto visa principalmente reduzir a celulite.

Para quais queixas você faz massagem com ventosas?

Um tratamento de ventosa pode ter um efeito positivo em muitas áreas. É, portanto, usado para várias reclamações. Por exemplo, uma massagem com ventosas pode ser muito eficaz para:

  • queixas no pescoço
  • queixas de dor de cabeça
  • Reclamações de ombro
  • problemas nas costas
  • Queixas de braço
  • lesões musculares
  • Celulite
  • Aderências do tecido conjuntivo e queixas que surgem delas
  • Tratamento de cicatrizes (cicatrizes mais antigas)
  • Fibromialgia
  • Estrias
  • Rugas
  • Remoção de bloqueios de energia

Para que serve a ventosa?

A ventosaterapia tem um forte efeito na pele e no tecido conjuntivo. Mas a massagem com ventosas também é usada para promover a recuperação muscular. Nas massagens holísticas, as xícaras são usadas para remover bloqueios de energia.

A massagem com ventosas tem um grande efeito no tecido conjuntivo. Em caso de queixas causadas por tecido conjuntivo colado, recomenda-se fazer várias massagens com ventosas. Uma massagem com ventosas também pode ajudar com queixas de longa data ou recorrentes. No caso de queixas de longa duração, o tecido conjuntivo se adapta e fica mais firme e rígido, o que também mantém as queixas. Ao afrouxar intensamente o tecido conjuntivo por meio de ventosas, é possível quebrar esse círculo.

A massagem com ventosas também pode ser de valor agregado para queixas musculares. O vácuo dos copos garante que a circulação sanguínea seja fortemente estimulada em um local muito local. Isso incentiva o corpo a remover os resíduos e fornecer nutrientes nesse local. Isso garante que a recuperação seja acelerada.


Devo mover os copos ou não?


Existem várias opções para dar uma massagem de ventosa. Dessa forma, você pode deixar os copos na pele. Também é possível mover os copos enquanto eles foram aspirados. Com este último método é necessário usar óleo de massagem.

Por que aparecem manchas redondas vermelhas?

Depois de uma massagem com ventosas, muitas vezes você vê manchas redondas vermelhas na área que foi tratada. Estes podem até descolorir para azul. Isso ocorre porque o fluxo sanguíneo naquele local é fortemente estimulado pelo vácuo nos copos. Essas manchas vermelhas ocorrem em maior ou menor grau e dependem da intensidade e do método da ventosaterapia.

Voltar para o blogue