O que é moxa terapia?
A moxa terapia faz parte da acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa. É um tratamento com moxastick de um ponto de acupuntura no corpo. UMA moxastick parece muito com um grande charuto. Quando você o acende, ele espalha uma intensa radiação de calor sobre o ponto de acupuntura que é muito agradável e absolutamente não dolorosa.
Estatísticas de apresentação de culatra
Cerca de 3,5% dos bebês nascidos estão em posição pélvica pouco antes do parto. Às vezes, o ginecologista tenta virar o bebê no abdômen. Isso pode ser irritante para a futura mãe. 80% das mulheres que estão grávidas de um bebê pélvico dão à luz por cesariana. A maioria acha isso uma pena: eles gostariam de ter um parto natural. É por isso que mais e mais mulheres estão usando um método de tratamento chamado moxaterapia. A moxa terapia é completamente indolor e pode ser realizada em casa. E o mais importante: pesquisas científicas mostraram que a terapia com moxa aumenta a chance de a criança se transformar espontaneamente de 50% para 75%.
A segurança da terapia com moxa?
Os quatro estudos detalhados neste site mostram que não há efeitos adversos ou efeitos colaterais da terapia com moxa. O moxastick em si é naturalmente quente. Nunca deve ser segurado contra a pele, mas a pelo menos um centímetro de distância dela. Se o tratamento for realizado com cuidado, é livre de riscos.
Moxa terapia para apresentações pélvicas: os fatos holandeses
Três mil anos atrás, os acupunturistas chineses trataram pela primeira vez mulheres grávidas com moxaterapia. Muitas pesquisas científicas tornaram a acupuntura cada vez mais conhecida e confiável no Ocidente. O JAMA (Journal of American Medical Association) publicou um estudo de 1998 sobre moxa terapia em mulheres grávidas no Ocidente.
Cerca de duzentos mil bebês nascem todos os anos na Holanda. Pouco antes do parto, sete mil bebês (3,5%) estão em posição pélvica. A maioria destes são entregues por cesariana para evitar os riscos de um parto natural pélvico.
O estudo no JAMA contribuiu para o crescente interesse neste método de tratamento na Holanda. O estudo indicou que a chance de que um bebé irá ligar-se espontaneamente, com a terapia a moxa durante 33 semanas para o 36, é aumentado de 50% para 75%. Se as mães recebem terapia moxa entre a 33a e 36a semanas. Assim, mais 1750 mulheres podem ter um parto natural.
Moxa terapia para apresentações pélvicas: o tratamento
As mulheres grávidas com um bebê pélvico podem iniciar a terapia com moxa a partir da 33ª semana. O acupunturista aquece a lateral do dedinho do pé, em termos de acupuntura Bexiga 67, por quinze minutos com um moxastick. Este tratamento é muito simples e também pode ser realizado em casa com a ajuda do parceiro. Isso ocorre porque as mulheres grávidas não conseguem mais alcançar facilmente o dedinho do pé durante esse período da gravidez. A terapia com moxa deve ser repetida diariamente por duas semanas.
Como funciona a moxa terapia?
Há uma explicação fisiológica ocidental para o efeito da terapia com moxa e uma oriental da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
De acordo com a MTC, a energia de aquecimento (também conhecida como Yang) entra na pequena pélvis quando você aquece a Bexiga 67 (também conhecida como Zhi Yin) na lateral do dedinho do pé. A energia de aquecimento na pequena pélvis fornece movimento. O útero também está localizado na pequena pélvis. Devido ao movimento na pequena pélvis, o bebê também se torna móvel e começa a girar.
De acordo com a medicina ocidental, a terapia com moxa melhora o fluxo sanguíneo para o útero. Como resultado, amadurece melhor e há uma chance maior de que a criança se transforme espontaneamente. Além disso, estimula moxa presumivelmente a glândula adrenal e os hormônios que a glândula adrenal produz afetam o tecido muscular do útero. Isso tornaria o bebê mais móvel e, eventualmente, capaz de se virar.
A moxaterapia ajuda com muitas queixas físicas e mentais. Isso se deve à sensação de relaxamento que a terapia proporciona imediatamente. E então estimula seus músculos. Isso funciona bem se você tiver problemas com, por exemplo, digestão, cólicas ou falta de energia. E funciona muito bem para músculos doloridos e rígidos e queixas reumáticas.
Todos os benefícios da moxa terapia em resumo:
- O tratamento é muito seguro para a futura mãe e para o feto. A rotação espontânea é provocada; não há contato direto com o bebê.
- O tratamento não é oneroso para a mãe. A versão externa realizada por um ginecologista na 36ª semana pode ser muito desgastante.
- Não há efeitos colaterais conhecidos.
- Em 75% dos casos, o nascituro gira espontaneamente no útero, desde que o tratamento tenha sido realizado entre a 33ª e a 36ª semana de gestação.
- A terapia com Moxa aumenta em 75% a chance de a futura mãe dar à luz naturalmente.
- O tratamento pode ser feito em casa porque é muito fácil de aprender.
- O tratamento é rentável. Se um bebê não virar no útero, ele (ou ela) provavelmente nascerá por cesariana. Uma cesariana custa cerca de 6000€